Search
  • Renato Alves

Já pensou em trabalhar com mergulho? Confira 10 dicas para conseguir o trabalho dos sonhos.

Updated: Aug 10


Trabalhar como instrutor de mergulho.

Como mentor de mergulhadores profissionais em seu desenvolvimento de carreira, esta é uma das muitas perguntas e frase que mais escuto dos candidatos e alunos: :


Quero trabalhar com mergulho. Como consigo um trabalho de instrutor de mergulho?


Ou seja, quando você chegar a este ponto, provavelmente já terá feito sua lição de casa e decidido que instrutor de mergulho é o trabalho certo para você. Agora você está se perguntando como entrar e começar a trabalhar como um instrutor recém qualificado.


A partir de minha experiência, eu lhe dou algumas dicas fáceis, que você deve considerar mesmo antes de iniciar sua carreira.


- 10 pontos a considerar ao procurar um trabalho de instrutor de mergulho:


- Treine seus cursos de mergulho profissional no local onde você deseja iniciar sua carreira.
- Lembre-se de que mergulhar é um trabalho muito sério.
- Seu passado é importante para sua carreira de mergulhador.
- Destaque-se da concorrência. Seja um mergulhador melhor.
- Idiomas, idiomas, idiomas...
- Planeje suas estratégias e entenda a localização do trabalho de mergulho
- Pesquise posições de mergulho no mundo inteiro e escreva para as posições que se apliquem a você.
- Às vezes, ser um instrutor de mergulho recém-formado é uma bênção.
- Trabalhe em suas habilidades pessoais e seja um mergulhador mais seguro.
- Trabalhe em sua imagem/marca de mergulho.

#1 - Treine seus cursos profissionais de mergulho no local onde você deseja iniciar sua carreira.


Eu sei que isto parece complicado. Pois o bug de viagem geralmente está no DNA de muitos instrutores de mergulho e você planeja continuar viajando enquanto trabalha, mas tome seu tempo e imagine-se onde você quer estar pelo menos em um curto espaço de tempo para que possa tomar uma decisão assertiva.


Os centros de mergulho geralmente mantêm um círculo de staff e contatos pequeno e com isso muitas oportunidades ficam com as pessoas da "casa". Para o centro de mergulho é muito mais fácil integrar um funcionário que já sabe como funciona a rotina diária, do que treinar um do zero.


Portanto, realizar o treinamento como divemaster no local onde você quer tirar seu nível de instrutor e talvez queira iniciar sua carreira certamente aumentará suas possibilidades de emprego.


Outro ponto importante é que para a busca de emprego as primeiras certificações que você tem são de ouro e também as mais difíceis de obter, então pense seriamente e fale com o centro de mergulho e analise a possibilidade de que você tenha que certificar alguns mergulhadores após sua formação profissional.


Mesmo que você esteja pensando em estar lá por um curto período de tempo, você deve saber os próximos passos após o exame final. Neste sentido, cada centro de mergulho é diferente, mas aqui estão algumas linhas de trabalho que você pode encontrar:


Estágio pago: Como você ainda é tratado como um estudante, esta é uma boa maneira de moldar seu estilo de ensino e obter conselhos de instrutores experientes. Normalmente, o instrutor fresco paga uma taxa para o centro de mergulho. Você ganha a possibilidade de ministrar cursos reais sob supervisão e certificar o aluno sob seu nome.


Assistência gratuita: Para este tipo de treinamento você não paga, mas depende da demanda do centro/instrutor de mergulho, então você participará de cursos com instrutores experientes para que possa optar e aprender truques e técnicas de ensino e mergulho..


Koh Tao é um lugar incrível para treinar e iniciar sua carreira de mergulho, com mais de 70 centros de mergulho, grandes mentores e quase 1 milhão de turistas visitando a ilha a cada ano, há muitas oportunidades e possibilidades de trabalho na área do turismo e mergulho durante todo o ano.


#2 - Lembre-se, mergulhar é um trabalho muito sério.


Alguns candidatos simplesmente ficam muito imersos no estilo de vida, ficam presos na atmosfera de chinelos de dedo e praia, que se esquecem da seriedade da função, instrutores são responsáveis por vidas em um ambiente novo.


Portanto, se você estiver tentando conseguir um emprego, não se esqueça de criar um currículo formal com referências e informações de contato. Muito importante, atender o telefone de contato (parece estúpido, mas realmente acontece).


#3 - Seu passado é importante para sua carreira de mergulhador.


Suas habilidades anteriores também são importantes. Ele pode ajudar o seu futuro empregador a ter uma ideia de sua personalidade e habilidades que podem ser realmente úteis para a operação de mergulho.


Habilidades em: vendas, comunicação, marketing, informática, educação, conservação marinha, atendimento ao cliente, serviço de saúde/emergência, mecânica, etc., são sempre bem-vindas em qualquer centro de mergulho.


#4- Destaque-se da concorrência. Seja um mergulhador melhor.


Embora a dica número 3 ajude você a se destacar da concorrência, seu futuro é mais importante para conseguir o emprego, portanto, continue aprendendo e fazendo cursos.


Mostre que você quer ser um membro ativo e valioso da equipe da empresa, tornar-se um instrutor de especializado e aumente o leque de cursos que pode ministrar.


Quanto mais você pode ensinar, melhores serão suas chances.


#5- Idiomas, Idiomas, Idiomas...


O mergulho ainda é uma atividade considerada de risco e o oceano impõe respeito, portanto os alunos tendem a ter aulas em seu próprio idioma, para evitar a falta de compreensão e eliminar uma barreira extra para a tarefa.


O inglês é uma necessidade e todos os idiomas são bem-vindos. Pela descrições de vagas de trabalho os idiomas mais populares são: chinês, espanhol, francês, alemão, russo, etc.


#6- Planeje suas estratégias e entenda o local de trabalho do mergulhador.


O mergulho é uma atividade dinâmica e muitos cargos são preenchidos por candidatos da área local, portanto, pesquise a época de mergulho, evite chegar durante a alta temporada, tente tomar seu tempo e estar lá 3 ou 4 meses mais cedo.


Este tempo lhe dará oportunidade para se adaptar e se tornar conhecido entre os centros de mergulho.


Às vezes eu até acho útil chegar logo no final da alta temporada, alguns instrutores se mudam e você pode começar de lá e criar seu espaço para a próxima temporada, então se você tiver alguma economia e um plano de longo prazo, esta é uma boa solução.


#7- Pesquisar posições de mergulho ao redor do mundo e escrever para as posições que se encaixam.


Uma das coisas mais irritantes para os gerentes de centros de mergulho é receber um e-mail totalmente genérico, às vezes até com o nome de outra loja de mergulho, portanto evite copiar e colar.


Seja honesto e envie currículos somente para cargos que você possa atender às exigências. Pesquise a loja de mergulho que você está escrevendo, visite o site deles, leve sua visão em consideração e edite seu currículo para o cargo e local de trabalho.


Visite o mural de empregos de sua associação de mergulho e procure oportunidades de trabalho:

Confira as Oportunidades de trabalho na área de mergulho com a SSI.


#8- Às vezes, ser um instrutor de mergulho recém-formado é uma bênção.


Comece a procurar um emprego ou deixe as pessoas saberem que você vai participar do exame de instrutor, mesmo antes de começar sua preparação. Algumas lojas de mergulho adoram escolher instrutores recém qualificados, para que possam treinar seu pessoal exatamente da maneira que eles querem.


#9- Trabalhe nas habilidades de seu pessoal e seja um mergulhador mais seguro.


O mergulho é uma atividade social, às vezes os melhores mergulhadores não são os melhores instrutores, é realmente importante no início da carreira desenvolver esta habilidade a seu favor e fazer com que as pessoas se sintam confortáveis e queiram mergulhar/tomar cursos/ comprar equipamento com você.


Nunca se esqueça, oferecemos um serviço que deve totalmente sobre SEGURANÇA, porém também é possível ser divertido e agradável. Portanto, tome cuidado e desfrute de seus mergulhos e seus mergulhadores farão o mesmo.


#10- Trabalhe em sua imagem/marca de mergulho


Aproveite e compartilhe, use as mídias sociais como auto-propaganda, não espere que o marketing de loja de mergulho seja suficiente.


Trazer estudantes para o centro de mergulho é uma das tarefas mais difíceis no setor, portanto, se você for capaz de trazer seus próprios mergulhadores para fazer cursos com você e comprar equipamentos, você sempre terá trabalho garantido e será de grande valor para o centro de mergulho.


O ITC/ IDC (curso de instrutor) é apenas o começo de sua aventura como instrutor de mergulho, os primeiros passos podem parecer um pouco assustadores, mas continue e nunca se esqueça de se divertir pela caminhada.


Se você encontrar algum conselho extra ou precisar de ajuda com sua carreira de mergulho, me avise estou sempre a disposição, espero que tenha a muita sorte em sua busca e trajetória como mergulhador profissional..


Confira mais posts relacionados ao trabalho de mergulho:


- Confira o salário do instrutor de mergulho pelo mundo

- Leia sobre diferentes maneiras de trabalhar como instrutor de mergulho



@diving.renatoalves

25 views

©2018 by diving.renatoalves. Proudly created with Wix.com