Search
  • Renato Alves

Quer trabalhar com mergulho? O curso Divemaster é o seu primeiro passo.

O curso de divemaster é sua porta de entrada para o mundo do mergulho recreativo profissional. É o primeiro reconhecimento no nível profissional e é um passo obrigatório para continuar avançando em sua carreira e alcançar o nível de instrutor ou mais, se você desejar.


Portanto, se você quiser trabalhar com mergulho, o curso Divemaster é um passo obrigatório.


Por ser um passo tão importante em sua carreira e no mundo do mergulho, vou desenvolver o programa em alguns pontos principais:


Mergulhando em Koh Tao, Tailândia

- O que é um Divemaster? O que pode fazer um Divemaster?
- Objetivos durante seu treinamento de Divemaster 
- Programa/Curso Divemaster
- Curso Divemaster em Koh Tao
- Estágio/ Internship de Divemaster
- Como escolher seu programa Divemaster?
- Requisitos para iniciar o curso Divemaster
- Qual é o preço do treinamento do Divemaster? 
- Requisitos para terminar o Divemaster 
- Possibilidades de trabalho / salário como Divemaster
- Próximos passos após o Divemaster
- Divemaster: a melhor experiência 

Então, vamos começar com este curso emocionante:


O que é um Divemaster? O que pode fazer um Divemaster?


O Divemaster é normalmente conhecido como líder de mergulho, é um mergulhador profissional que compreende a operação e pode organizar, planejar, orientar e guiar uma viagem/experiência de mergulho.


Em cada embarcação e operação o papel pode ser diferente e depende do modelo de trabalho que a empresa de mergulho aplica em seu serviço, mas como regra, os trabalhos de um DM atuando profissionalmente são:


  • Organização e preparação do equipamento de mergulho para os convidados

  • Certificar de que o barco, os tanques e equipamentos estão prontos

  • Receber os mergulhadores/ Supervisar na assinatura de documentos necessários

  • Certifique-se de que a transição (loja - pier - barco) seja segura para os hóspedes.

  • Guiar mergulhos com clientes certificados.


De acordo com as regras, o divemaster só pode tratar e trabalhar com mergulhadores certificados enquanto mergulha, portanto esta pode ser a linha clara que define a fronteira entre o trabalho de um divemaster e o papel de um instrutor.


Há uma exceção a esta regra, pois o curso SSI Divemaster também certifica profissionais como Instrutores de Snorkeling, sendo um papel extra e uma possibilidade de ganhar experiência e aumentar a renda.


Mergulhar com guias é a tarefa mais comum e definitivamente a mais amada entre os Divemasters. Sem dúvida, os mergulhadores adoram e querem mergulhar.


Objetivos durante sua formação como Divemaster


Durante minha carreira treinei e vi diferentes objetivos para os candidatos a DM, por isso pode ser positivo defini-los no começo do processo: por que você esta fazendo o divemaster e viva o programa de acordo com a suas necessidades e objetivos.


Podemos definir os objetivos do candidato em 2 grupos básicos, aqueles que querem alcançar o nível profissional para um trabalho futuro ou os candidatos que querem desfrutar da experiência e fazê-la como hobby e lazer.


Não há errado ou certo aqui, mas seja honesto consigo mesmo e aproveite. O programa não será mais fácil ou mais difícil dependendo de seus objetivos e lembre-se que o programa Divemaster é uma das melhores experiências como mergulhador.


  • Torne-se um profissional: Com uma visão clara para o futuro, concentre seu treinamento em habilidades de navegação, controle de grupo, atendimento ao cliente e esteja aberto para reunir todo o conhecimento ao redor do centro de mergulho. Entenda a operação e o seu papel no todo.


  • Faça como hobby: Como uma atividade incrível, o mergulho atrai pessoas que querem desfrutar e viver o estilo de vida à beira-mar, velejando e encontrando grandes animais debaixo d'água. Portanto, o programa DM pode ser uma grande oportunidade para mergulhar o máximo que você puder durante seu treinamento com um orçamento menor do que um mergulho guiado e também para adquirir habilidades e conhecimentos interessantes sobre uma atividade que você ama.


Como o programa é desenhado em Koh Tao, cada mergulho pode ficar mais barato do que 7 dólares, o que é difícil de encontrar por ai.

Curso/ Programa de Divemaster


Independentemente de onde você cursar o DM, o programa Divemaster deve prepará-lo para ser um profissional versátil com uma extensa lista de tópicos, como:


  • Teoria do mergulho - Ciência do mergulho: Toda a física, fisiologia, equipamento, teoria da descompressão e o ambiente aquático por trás do mergulho.


  • Guia de Mergulho : Deve abranger habilidades de navegação e controle de grupo. No final do dia, sua tarefa principal é ser um líder de mergulho.


  • Indústria do Mergulho : Como DM você deve entender a operação do mergulho e como funcionam os centros de mergulho de dentro para fora.


Na SSI (Scuba School International) o divemaster é um nível de reconhecimento que você alcança quando completa 2 cursos de especialidade diferentes: Ciência do mergulho e Guia de Mergulho + experiência.


Curso de Divemaster em Koh Tao


Com belas praias, mirantes incríveis, inúmeras trilhas e uma vida equilibrada, Koh Tao é uma ilha incrível para desfrutar e viver e também se tornou uma das mecas da formação profissional em todo o mundo.


Um grande número de profissionais se forma aqui todos os meses, tornando a ilha um dos principais destinos para mergulhadores que buscam o trabalho e o estilo de vida praiana com a atividade do mergulho.


Curtindo o Divemaster em Koh Tao.

As razões para este grande número de certificações e formados como DM são as possibilidades de mergulhar todos os dias, a qualidade do treinamento, os instrutores/ mentores da ilha mostram muito experiencia em formação profissional e claro a boa perspectiva de empregos futuros, já que a ilha tem mais de 70 centros de mergulho e quase um milhão de turistas a cada ano.


Divemaster na Pura Vida Koh Tao


Nós da Pura Vida Diving Koh Tao temos muito orgulho de ser o centro de mergulho recreativo e profissional em número de certificações SSI em todo o Sudeste Asiático e ainda mais orgulhoso de dizer que muitos de nossos estudantes são agora profissionais e/ou gerentes/proprietários de empresas de mergulho de sucesso em todo o mundo.


Nosso programa DMT (divemaster training), como é conhecido em toda a ilha, é realizado intensivamente com 2 meses em contato direto no centro de mergulho, nossos candidatos excedem os requisitos mínimos e mostram uma vasta experiência em todos os campos do divemaster, podendo completar até 120...140 mergulhos durante o curso.

O programa Divemaster inclui sessões teóricas, experiências de mergulho (cursos e mergulhos guiados), assistência com estudantes reais com instrutores experientes e atividades sociais, tudo acompanhado por nossos 3 treinadores (Instructor Trainers SSI) designados para liderar o departamento Pro na Pura Vida Koh Tao.


Estágio ou Divemaster Internship


A palavra estágio ou internship é mal interpretada na indústria do mergulho e é freqüentemente usada como uma forma de obter mão-de-obra mais barata ou gratuita para os centros de mergulho.


Então, você provavelmente está se perguntando:


Qual é o conceito do estágio ou internship durante o divemaster training?


Basicamente, na indústria do mergulho é uma troca do seu tempo em troca de curso.


Sei que parece realmente tentador conseguir um treinamento profissional sem "pagar" com dinheiro, mas aqui é necessário tomar um tempo, respirar fundo e para pensar, analisar e ter cuidado com alguns pontos:


  • Muitas vezes, os estágios não cobrem seus custos de taxas e encargos. Portanto, seu pagamento para certificação e registro profissional deve ser feito diretamente à agência de mergulho, portanto, procure custos ocultos.


  • Se você não está pagando, alguém pode não está cobrando pelo serviço. As vezes recebemos DMs treinados por métodos de estágio e muitas vezes eles foram mal treinados, pois ninguém estava monitorando o progresso do programa. Sem um instrutor encarregado muitas vezes o treinamento é feito a um mínimo e sem tanto comprometimento do centro.


  • Leia as letras miúdas do contrato, talvez você não queira ficar "preso" por um longo período de tempo em um Centro de Mergulho sendo responsável apenas por tarefas específicas como transporte, carga de tanques, limpeza e reserva de bookings. Não há nada contra nenhuma das tarefas, mas como um DMT você deve ver e viver a experiência completa e ganhar conhecimento em tantas áreas de um centro de mergulho quanto puder. Esse momento é um momento de aprendizado e não de 100% trabalho.



  • Agora a parte complicada, então agora se você está "trabalhando" em troca do curso, por que o centro de mergulho lhe pagará quando você se formar? Muitas pessoas argumentam que o programa de estágio faz com que os salários da categoria sejam desvalorizados no mercado de mergulho.


Portanto, depois de dizer tudo isso, parece que sou contra os famosos internships ou estágios de Divemaster, mas é uma questão muito delicada que deve ser pensada e considerada cuidadosamente. Acredito que o estágio pode ser uma oportunidade e uma experiência incrível para ambas as partes. Tudo tem que ser planejado e utilizado com moderação sem sobrecarregar os centros de mergulho com demasiados interns, que acabam por carecer de treinamento pelo volume.


Dizendo isso posso confirmar que , sou totalmente contra a substituição de cargos pagos por mão-de-obra "gratuita" e ou o aumento da responsabilidade do estagiário para o mesmo nível de um profissional graduado totalmente treinado. Alguém na folha de pagamento deve ser sempre responsável pelas funções e operação.


Não importa se você pagou o seu curso com dinheiro ou tempo, o treinamento de Divemaster é um período de aprendizagem, portanto os padrões e o aspecto educacional devem ser seguidos e analisados por um instrutor designado que deve ser pago por este trabalho. Mantendo a qualidade e o objetivo do programa.


Aqui no Pura Vida Koh Tao entendemos que a palavra Internship significa treinar com intensidade e submergir-se no local de trabalho e no tema do mergulho. Portanto, ensinamos todos os cursos da mesma maneira, tentando obter o melhor resultado para cada mergulhador e dando uma visão completa da indústria. Proporcionando o melhor treinamento para os profissionais do futuro.


No momento não temos nenhum programa de intercâmbio, ou seja todos os nossos DMs pagaram pelo seu curso e estão muito felizes com isso, dêem uma olhada em alguns de nossos depósitos:


- DM Raony :


https://www.instagram.com/p/B9CKpkmAw8v/


- Em Terra e Água.


https://www.entierrayagua.com/curso-profesional-de-buceo-en-koh-tao-pura-vida-2019/


- DMT Domaris:


Como escolher seu programa Divemaster?


Isto irá variar conforme o seu objetivo durante o treinamento, mas procure um centro de mergulho que garanta seus mergulhos e tenha uma estrutura para acomodar o treinamento de Divemaster. Portanto, o que é realmente importante:


  • Clientes reais: Durante seu programa você deve ter contato e ver mergulhadores reais em ação.


  • Mentor designado. Tenha em mente quem é o responsável pelo seu curso. Às vezes não está claro quem é responsável pelo treinamento DM, uma vez que isto acontece você não tem ninguém para dar conta de seu progresso.


  • Número de mergulhos (Na minha opinião, um dos pontos mais importantes). DMT é o curso que realmente ensina as noções básicas de navegação e controle de grupos. Isto virá com experiência e trabalho diário, portanto, cuide de um programa que possa garantir o tempo debaixo d'água.


  • Estrutura do centro de mergulho - Como por exemplo barco próprio, classes e equipamento. É sempre útil estar com um centro de mergulho que tenha seu próprio barco para não correr o risco de perder o espaço alugado para o mergulho.


  • O que está incluído? Certifique-se de saber o que está no preço que você está pagando, alguns centros de mergulho não levam em conta as taxas de certificação e não é uma surpresa agradável de descobrir no final do curso.


  • Atmosfera e filosofia: Sinta e experimente o serviço do centro de mergulho antes de se inscrever no curso, você pode estar em alguns programas de divemaster durante meses, então certifique-se de que você se sente em casa e pode ter um bom relacionamento com o staff do centro.


  • Possibilidades de trabalho: Como você está em treinamento profissional, a melhor coisa a fazer é treinar onde você pode começar sua carreira. Também leve este ponto ainda mais a sério se você estiver disposto a se tornar instrutor de mergulho.


Procure qualidade e veja o que os alunos anteriores têm a dizer. O Tripadvisor é uma grande arma para avaliação de negócios.


Uma vez que você encontre um centro de mergulho que atenda suas necessidades, vá em em frente com o seu objetivo e não se preocupe com a agência e a certificação que é. Aqui é o instrutor, os mergulhos, as oportunidades de aprendizado e a atmosfera que fazem a experiência valer a pena.


Todas as agências reconhecidas pela WRSTC ainda cruzam o treinamento neste nível, o que significa que se você for um Divemaster SSI pode se tornar um Instrutor Padi como o próximo passo, o contrário também acontece, mas o curso de Treinamento de Instrutor SSI tem mais exigências, então para que o Divemaster Padi se inscreva no curso de Instrutor SSI, o candidato teria que completar o curso de especialidade de Ciência do Mergulho primeiro.


Os requisitos para iniciar o curso Divemaster


Como o divemaster é um dos primeiros níveis profissionais, você precisará de alguma experiência antes de começar, aqui estão os requisitos para começar.


  • Seja pelo menos um mergulhador de stress e resgate de qualquer agência reconhecida.


  • Idade mínima de 18 anos (para se tornar um profissional)


  • Mostrar experiência (pelo menos 5 mergulhos por spec) em Mergulho Profundo, Navegação, Mergulho Noturno e Baixa Visibilidade Muitos candidatos completam este requisito com o curso Advanced Adventure, além de serem a especialidade em todos, mas ambos os patches são válidos.


  • 40 mergulhos logados em águas abertas representando pelo menos 25 horas.


Você provavelmente está se perguntando, mas se eu não tenho 40 mergulhos...


Devo esperar ou o que posso fazer aqui para iniciar meu curso de Divemaster?


Este passo pode variar de um centro de mergulho para outro, há lugares como o Pura Vida Diving Koh Tao que não cobram taxas extras para os mergulhos até que você atinja o mínimo de 40 mergulhos.


Como nosso programa de DMT é mais longo do que a maioria dos lugares, podemos estruturar pelo menos 2 ou 3 semanas de mergulhos guiados antes de iniciar todas as aplicações teóricas e práticas do programa DMT, permitindo que o mergulhador alcance o nível de experiência e, o mais importante, termine o curso com mais de 100 mergulhos nos 2 meses do programa.


Qual é o preço do curso Divemaster?


Outra pergunta que ouço com bastante freqüência, esse tema pode variar muito dependendo do local, da agência, das taxas e do que está incluído no programa.


De acordo com minha experiência, o programa Divemaster pode variar entre 1000 e 2000 dólares americanos.


Pontos que podem variar:


Programas extras como eco/conservação, especialidades, mergulho técnico e experiências de mergulho livre.


  • As taxas estão incluídas ou não


  • Aluguel de equipamentos ou equipamentos próprios


  • O alojamento está incluída


  • O preço dos materiais didáticos e a tarifa da agência certificadora


Quanto custa o Divemaster em Koh Tao?


Na Pura Vida Diving Koh Tao ensinamos e acreditamos no sistema SSI e há pelo menos 2 grandes vantagens nele:


  1. Tarifas acessíveis

  2. Material interativo online (como membro da Salty Warriors, reduzir o desperdício de resíduos é super importante para mim)


O preço do curso SSI divemaster na Pura Vida Diving Koh Tao é de THB 35000 (cerca de US$ 1125) este preço inclui mergulhos ilimitados durante os 2 meses de curso, o equipamento básico (é obrigatório que os candidatos possuam pelo menos um computador de mergulho, bússola e SMB), desconto especial PRO na compra de novos equipamentos e cursos, todas as instruções, materiais de aprendizagem, camiseta Pura Vida Pro DiveMaster, todas as taxas e impostos e sem custos ocultos.


Comparado ao Divemaster Padi que também é oferecido em torno de Koh Tao, o curso SSI é cerca de 20% mais barato oferecendo um nível mais alto de acordo com as normas WRSTC e ISO.


Para um curso de Divemaster Padi em Koh Tao o candidato pagaria cerca de THB 38000 (1220 US$) + a taxa de inscrição de AUD 199 direto a Padi via pagamento on-line (THB 4500/ US$ 144).


Requisitos para terminar o Divemaster


O programa DMT é um curso exigente em aspectos práticos e conhecimentos teóricos, portanto você pode esperar muita leitura, trabalhos de casa, exames, apresentações, workshops, co-aprendizagem e muito mergulho. Portanto, para se tornar e atingir este nível desejado no mergulho, é preciso superar os seguintes desafios:


  • Um mínimo de 60 mergulhos representando mais de 40 horas debaixo d'água em águas abertas.


  • Completar todos os exames teóricos com uma pontuação de 90% ou mais.


  • Completar todas as aplicações práticas de água e secagem.


  • Demonstrar habilidades de navegação, controle de grupo e liderança.


  • Testes físicos: 700m nadar até um máximo de 20 minutos com máscara, snorkel e barbatanas ou 375m sem barbatanas ou máscara (obrigatório em algumas áreas), 25m nadar debaixo d'água com máscara e barbatanas, resgate do mergulhador (rebocar um mergulhador por 100m em 8 minutos) e 15 minutos flutuando sem qualquer assistência.


Entrega de diplomas Divemaster - Janeiro 2020

Possibilidades de trabalho e salário como Divemaster


O Divemaster é uma posição realmente importante em um operação de mergulho, pois é o profissional que tem o contato com os mergulhadores certificados debaixo d'água durante os mergulhos recreativos ou guiados e pode testemunhar ou sentir se o mergulhador está satisfeito, portanto um bom DM pode ser a chave para manter a experiência do cliente acima da média e ser a diferença entre um mergulhador que retorna ou nunca retorna ao centro de mergulho.


Para trabalhar e atuar como Divemaster é preciso analisar o local e ter uma visão do negócio em diferentes aspectos como a estação do ano e o tipo de atividades na área.


Como o trabalho da DM se limita a lidar com mergulhadores certificados, você terá mais sucesso em locais com mais mergulhos guiados do que em locais com um grande volume de cursos.


Atuando como Divemaster em um Centro de Mergulho você provavelmente terá diferentes tarefas, como organizar o barco e o equipamento, portanto seja eficiente e siga os procedimentos para que a operação possa correr sem problemas.


O contrato ou acordo de trabalho como DM depende de onde você trabalha, mas a renda pode variar muito e a maneira como você é pago também, você pode estar com um salário fixo, comissão baseada em venda ou e um sistema de pool e assim por diante. Alguns acordos proporcionam uma pensão completa, portanto, verifique todos esses detalhes antes de saltar para uma posição.


Há lugares que oferecem um salário inicial mensal fixo como 300 US$ até 2000 US$ no livingabo de luxo, há também a possibilidade de aumentar a renda com gorjetas dependendo do local e das comissões de vendas.


Aqui em Koh Tao, Tailândia, você pode agir como Divemaster com um salário fixo ou como um freelancer, para a segunda opção você normalmente recebe cerca de 10 - 25 US$ por pacote de mergulho guiado (geralmente 2x mergulhos no barco da manhã ou da tarde), mas tudo depende de quantos mergulhadores você está guiando e quantos dias você está trabalhando para obter uma renda considerável.


Em meus primeiros meses de trabalho em Koh Tao, eu atuei como Divemaster em regime freelance, durante esse período me concentrei em ganhar experiência e fazer com que as coisas se tornassem realidade. Minha renda como Divemaster era de cerca de 300 a 500 dólares por mês.


Outro panorama em Tailândia seria a temporada nas Ilhas Similans (outubro-abril) é possível encontrar oportunidades como guia de mergulho e sendo membro da tripulação de um Liveaboard, aqui a comissão é de cerca de 30 USD até 50 USD por dia trabalhado e embarcado. Aqui seria importante levar em consideração que durante a jornada você não tem gastos extras ja que comida e alojamento estão incluídos no trato de trabalhar embarcado.


Se você quiser saber mais sobre as oportunidades de trabalho e como aumentar suas chances como mergulhador profissional, verifique estes outros posts:


- Formas de atuar como mergulhador profissional.
- Dicas para aumentar suas chances de encontrar um emprego como mergulhador profissional.

É importante mencionar que existem países onde as posições de divemaster são totalmente ocupadas pelos locais, portanto é realmente difícil (não impossível) competir em lugares como Indonésia, Filipinas, Maldivas e etc...


Os próximos passos após o Divemaster


O Divemaster é o profissional de nível de entrada na indústria do mergulho, portanto levar sua carreira adiante seria uma decisão sábia se você estiver disposto a fazer do mergulho um modo de vida e renda.


O passo mais natural para as pessoas que gostam de ensinar é se tornar um Instrutor de mergulho (Open Water Instructor), este passo abre oportunidades para ensinar vários cursos e se tornar mais versátil para a operadora de mergulho.


Se você gosta de fotografia ou vídeo, é uma linha de trabalho promissora. Também conheço muitos DM's que tomaram o caminho para se tornar fotógrafos ou videógrafos e ganhar a vida aproveitando o mergulho e gravando as memórias dos mergulhadores durante suas experiências em lugares exóticos e de férias.



- Para aprender a arte da fotografia subaquática em Koh Tao contate Carlos, um grande fotógrafo, super profissional, uma pessoa mais agradável, que eu recomendo altamente como seu mentor por trás das lentes.
- Ou seguir a vida nômade de Damian, mergulhador profissional e fotógrafo.

Divemaster: a melhor experiência


Não importa qual seja seu objetivo e seus planos para o mergulho, recomendo intensamente que você invista tempo em seu treinamento de Divemaster, já que o curso cria relações de amizade e parceria para toda a vida, desfrute de inúmeros mergulhos e adquira melhores habilidades em algo que você ama, DIVING ou MERGULHO AUTÔNOMO.


Durante os últimos 10 anos como mergulhador, nunca conheci ninguém que se arrependesse da decisão de se inscrever no curso de divemaster, por isso defino esta etapa como a melhor experiência de mergulho possível em sua vida.


Mergulhar todos os dias e desfrutar do estilo de vida perto do mar não tem preço.


Se você tiver alguma dúvida sobre o curso DIvemaster ou estiver interessado em se tornar um Divemaster em Koh Tao, estou aberto a conversas e para responder suas dúvidas e perguntas, basta entrar em contato comigo.


Então, nos vemos no azul, aproveite o oceano e viva a melhor experiência.


#PURAVIDA #AVIDADEDIVEMASTER


@diving.renatoalves

143 views

©2018 by diving.renatoalves. Proudly created with Wix.com