Search
  • Renato Alves

Quer trabalhar com mergulho? Confira diferentes maneiras de trabalhar como instrutor pelo mundo!

Updated: Aug 10


Briefing de Mergulho = Koh Tao Tailândia.

O trabalho de um instrutor de mergulho pode parecer bastante simples, você segue alguns padrões e estândares enquanto ensina, você mantém seu cliente ou aluno SEGURO, proporcionando uma experiência agradável e constrói uma relação para mantê-los interessados em mergulhar, da conselhos e oportunidades de equipamento de mergulho e oferece viagens/ excursões ou outros serviços relacionados com a atividade..


Mas tudo isso pode ser feito de muitas maneiras e em diferentes ambientes e configurações de Centros e Clubes de Mergulho. Portanto, como profissional de mergulho, você deve procurar o que mais lhe convém ou ser adaptável e trabalhar em diferentes modelos durante sua carreira.


Leia outros artigos relacionados à carreira e trabalho de mergulho :

- Instrutor de mergulho - Salario pelo mundo

- Dicas para melhorar sua busca de emprego como mergulhador profissional

Aqui vou listar e explicar algumas das formas como atuei durante minha carreira. Antes de saltar direto no post é importante comentar que os empregos não são apenas executados de uma forma e podem ser um pouco misturados/complexos.


Este guia pode ajudar futuros candidatos a construir uma ideia de diferentes maneiras de atuar no mergulho e possíveis deveres.


#1- Instrutor de Mergulho em Resort/ Zonas turísticas


Esta é a figura mais comum que vem à mente das pessoas quando se diz que se trabalha como instrutor de mergulho. Viver em lugares turísticos e explorar as estacões do ano.


Neste tipo de posição e ambiente, seu tempo com os alunos e mergulhadores é limitado, pois eles estão de férias e podem querer explorar mais do que apenas mergulhar. Portanto, aqui o trabalho é baseado em experiências de curto prazo e o modelo de negócios é regido pelo volume de pessoas que fluem na estação turística.


Seu trabalho diário pode ser batismos, mergulhos guiados, especialidades e cursos introdutórios. Para que isto funcione, você precisará ser uma pessoa realmente social e ser bom em "comunicar" as oportunidades de passeio e mergulho aos clientes em um curto período de tempo, para que eles continuem mergulhando e aprendendo no seu resort durante a estadia.


Você enfrentara provavelmente longas horas de trabalho, mas provavelmente estará mergulhando em recifes incríveis e testemunhando grandes encontros com a vida marinha.


#2- Trabalhando como instrutor de mergulho para um centro/clubes locais de mergulho


Como conceito um centro de mergulho local, pode não estar baseado em um destino de mergulho de primeira classe, mas em uma comunidade de mergulhadores, Assim que mesmo em grandes cidades o negócio do mergulho com cilindro existe. Aqui o modelo de negócios é baseado em clientes de longo prazo, educação contínua e venda de equipamentos. É justo dizer que uma grande porcentagem das lojas de mergulho locais prosperam com as comissões de venda de equipamentos.


Aqui, como profissional de mergulho, você precisará de um relacionamento de longo prazo com os clientes, sendo uma figura de referência em sua comunidade, oferecendo educação continuada, equipamentos, destacando treinamento pessoal e oportunidades de cursos locais, para que os mergulhadores possam desfrutar de seus mergulhos com mais segurança durante as férias, que seu centro de mergulho também pode oferecer.


#3- Atuando como um instrutor de mergulho autônomo/freelance


Muitos instrutores entram na indústria por causa da beleza e a liberdade da natureza do trabalho, você pode acompanhar os verões e estar em lugares diferentes ao longo do ano, portanto, se você não estiver pronto para se comprometer com um lugar, centro de mergulho ou forma de trabalho, esta pode ser uma possibilidade.


Ser um trabalhador independente é uma boa maneira de experimentar o lugar e ter certeza de que é para você. Durante os meses de alta estação a demanda pode aumentar nos centros de mergulho ou Resorts locais e é quando a figura do freelancer prospera.


#4- Líder de Viagens de Mergulho


Com a mídia social e a influência pessoal em ascensão, o líder de viagens é um modelo de negócios em crescimento.


Os instrutores constroem uma marca pessoal e criam relacionamentos com mergulhadores e Resorts para oferecer serviços, experiências e viagens personalizadas em pequenos grupos.


O líder de viagem trabalha como um "centro de mergulho local" em seu círculo pessoal desenvolvendo produtos para suas necessidades, tais como pacotes de mergulho, viagens, cursos, etc.


Uma das características que diferencia um Trip Leader de uma agência de viagens é que os guias líderes estão sempre nas viagens, vivenciando e compartilhando momentos com os convidados, isso aumenta o valor perceptivo do pacote para os clientes e proporciona uma rede de segurança no produto.


Independentemente de como você age, lembre-se de que os instrutores são responsáveis por ser um modelo para outros mergulhadores dentro e fora d'água.


Como mencionei antes, os trabalhos e o desempenho não são totalmente únicos e simples, você pode atuar em mais de um modelo empresarial ao mesmo tempo, aumentando sua empregabilidade e desenvolvendo sua imagem no mundo do mergulho.


Espero que o texto possa ser útil para esclarecer os diferentes territórios para instrutores no começo da carreira.


Se você pensar em outras maneiras de trabalhar como instrutor de mergulho, ou quer saber mais da vida de trabalho no mundo de mergulho entre em contato.


Aproveite o azul e bons mergulhos.




@diving.renatoalves

34 views

©2018 by diving.renatoalves. Proudly created with Wix.com