Search
  • Renato Alves

Já pensou em fazer o curso de mergulho com cilindro? Descubra como ser um mergulhador autônomo.

Updated: Aug 9

Você gosta do oceano?

Você gosta de observar os animais em seu habitat natural?

Viajar é um de seus interesses?

Gosta de fazer parte de atividades sociais?

Ama a paz e o sossego?

Gosta de ser ativo e de estar ao ar livre?

Você é um viciado em adrenalina?

Procura uma atividade familiar com crianças?

Você quer estar mais próximo da natureza?

Gosta de tecnologia, aparelhos e equipamentos?

Você gostaria de voar?

Você quer sentir a gravidade zero?


Curso de Mergulho - Koh Tao, Tailândia

Se sua resposta foi SIM para qualquer uma destas perguntas, saiba que o mergulho autônomo é uma atividade para você.


Não se preocupe caso você esteja um pouco apreensivo, é totalmente normal, você está apenas para embarcar em um novo ambiente cheio de vida e aventuras por vir.


Portanto, só para que você fique mais calmo e se sinta bem com isso, posso dizer que é normal sentir essa ansiedade, todo mergulhador sente isso no início; faz parte do processo e é divertido.


Além disso, os cursos de mergulho são projetados para que você possa desenvolver passo a passo todas as habilidades necessárias para explorar o mundo subaquático.


Imagine que o mergulho pode trazer aventuras ilimitadas, cenários e inúmeras razões para saltar na água. Pode ser explorar recifes, descobrir naufrágios, penetrar cavernas, nadar com tartarugas marinhas, pairar com tubarões ou fotografar grandes espetáculos.


Independentemente do tipo de aventura que você esteja procurando, o curso Open Water Diver é um de seus primeiros passos.


Durante este posto, abordaremos 7 tópicos sobre sua primeira certificação autônoma.



- Benefícios de ser um mergulhador
- Curso e certificação
- Requisitos para aprender a mergulhar
- Programa
- Aprendendo a mergulhar em Koh Tao
- O que vem em seguida? 
- Bem-vindo à sua jornada de mergulho.

Então, vamos mergulhar no assunto.


1- Benefícios por ser um mergulhador.


Antes de saltar direto no curso, gostaria de falar sobre alguns pontos bons que esta atividade ou hobby pode trazer à sua vida.


Benefícios para a saúde - mergulho com cilindro.


Já está estudado que o mergulho autônomo traz bons aspectos para o seu corpo e mente.


O silêncio e o contato com a natureza trazem um bom estado de espírito e é ótimo para controlar o estresse e a ansiedade. O mergulho também ajuda a controlar sua pressão sanguínea e aumentar sua capacidade de concentração.


Mergulho como uma atividade social.


Não é segredo que o mergulho requer um sistema de dupla e é uma forma de construir relacionamentos fortes e longos. Em muitas partes do mundo, mesmo nas metrópoles, o mergulho autônomo é usado para encontros sociais e atividades em grupo, assim você se torna parte de uma família e se junta a eventos e viagens.


Razões econômicas para ser um mergulhador certificado.


Uma vez que você é certificado, o mergulho fica mais barato.


Como você já é um mergulhador, os centros de mergulho têm grandes possibilidades e ofertas. Os mergulhos como mergulhador certificado são muito mais baratos em comparação com os mergulhos de primeira viagem (experiência chamada Try scuba dive ou batismo). Às vezes, fazer parte de um clube de mergulho traz possíveis vantagens extras.


Ótima desculpa para viajar - férias de mergulho.


Uma vez obtida sua certificação, você começará a planejar as férias evolvendo o mar e o mergulho autônomo.


Alguns dos melhores mergulhos do mundo estão localizados em destinos de viagem incríveis que vão desde os trópicos, como por exemplo: Tailândia, Indonésia, México, Polinésia Francesa, Costa Rica e assim por diante. Também grandes mergulhos nos pólos e lugares frios como no Ártico, Antártico, Islândia, Noruega e etc.


2 - Mergulho com cilindro - curso e certificação.


O Open Water Diver não é o primeiro nível como mergulhador, mas é a primeira certificação que lhe permite mergulhar sem a supervisão de um profissional, também é um requisito para sua longa jornada como mergulhador, uma vez que você quer ir mais fundo ou obter cursos mais específicos, como mergulho noturno, fotografia sub e etc, o curso de água aberta é sua porta de entrada para outras possibilidades.


O que você pode fazer como mergulhador Open Water?


Mergulhar em qualquer lugar do mundo até 18 metros de profundidade com um amigo com o mesmo nível de certificação que você ou superior.

Dependendo de onde no mundo e da legislação, você poderá alugar equipamentos e tanques para planejar e executar seus próprios mergulhos desfrutando com alguém que também seja certificado.


Agências de Certificação de Mergulho.


O carteirinha Open Water Diver é sua licença para explorar o mundo do mergulho e é válido por toda a sua vida. Há muitas Filosofias, agências e empresas que fornecem os materiais de treinamento e as regras, basta verificar de que a agência faz parte do WRSTC (World Recreational Scuba Training Council) e segue as normas ISO.


Portanto, não importa se é SSI, Padi, CMAS, RAID, SDI, Naui, TDI e etc., será aceito mundialmente se seguir os reguladores mencionados acima.


A certificação são cursos que podem ser cruzados e você pode pular entre empresas durante sua vida como mergulhador recreativo.


Eu como embaixador da Salty Warriors prefiro ensinar com a metodologia SSI, por ser uma das primeiras agências a se tornar 100% digital, com este movimento a SSI diminuiu o desperdício de plástico na indústria e deu um passo adiante para a modernização e tecnologia para a educação do mergulho.


Eu também estou de acordo à filosofia de treinamento da SSI que permite ao profissional adaptar o curso de acordo com as necessidades e tempos do aluno.


3 - Requisitos para o curso de mergulho.


Mergulhar é uma atividade realmente segura e a modernização do equipamento está tornando mais fácil para todos desfrutar da grande sensação de gravidade zero debaixo d'água e explorar o recife entre nemos e dorys.


Há basicamente 3 pontos que você precisa cobrir para iniciar sua licença de mergulho.


Limitações de idade para o curso de mergulho autônomo.


O curso de águas abertas é um curso realmente simples, não há limite de idade, mas há uma idade mínima. Qualquer pessoa com mais de 10 anos de idade pode ser certificada. A única diferença aqui será a profundidade. Se o mergulhador tiver 10 ou 11 anos de idade, a profundidade máxima será de 12 metros contra os 18 metros para mergulhadores de maior idade. Se você tiver filhos ou sobrinhos/ sobrinhas mais novos, há sempre o mergulho experimental que pode ser feito com 8 anos de idade ou mais.


Histórico médico para atividades de mergulho:


Você não precisa ser um atleta para ser mergulhador, mas deve levar em consideração sua saúde, pois mergulharemos em um ambiente diferente com pressão.


Se você tem alguma doença crônica como:

  • Asma

  • Alta ou baixa pressão

  • Diabetes

  • Qualquer doença respiratória

  • etc...

Você provavelmente é elegível para o curso se tudo estiver sob controle e viver uma vida normal, mas é obrigatório ter uma certificação médica atestando que você está apto a mergulhar.

Este ponto é diferente em cada país, sempre dependendo da legislação do local que você está treinando.

Aqui na Tailândia cada mergulhador preenche um formulário médico e se alguma das respostas for um sim, você irá visitar um médico para certificar-se de que tudo está bem e pronto para mergulhar.


Conforto e mobilidade na água.


Novamente você não precisa ser um grande atleta e nadar como Michael Phelps, mas você deve estar confortável o suficiente na água. Há dois requisitos básicos que são flutuar por 10 minutos e nadar em qualquer estilo por 100 metros.


Se você não souber nadar, está totalmente bem. Você pode experimentar um Try dive para verificar se a atividade é para você.

4 - Programa para o curso Open Water Diver.


O horário e a programação podem ser diferentes de centro de mergulho para centro de mergulho. Dependerá do tipo de ambiente que você estiver, seu tempo para aulas e treinamento, as instalações, a proximidade do mar e a lista pode continuar.

Briefing de mergulho - Koh Tao

Então, o que você deve esperar como requisito mínimo?


Open Water Diver - Aulas teóricas.


As aulas podem ser presenciais ou on-line, dependendo de seu horário e da estrutura de trabalho da loja de mergulho. Atualmente, a maioria das agências tem bons e-books, aplicativos e páginas para que você possa ler e fazer o dever de casa on-line, mas o bate-papo e o contato com o instrutor ainda são super importantes.


Você sabia que pode acessar o conteúdos de mergulho de graça? Escreva para mim e eu lhe contarei como. = )

As sessões acadêmicas cobrirão pelo menos: o ambiente subaquático, mudanças, equipamentos, regras de mergulho/ bom comportamento, possíveis incidentes de mergulho/ como prevenir, primeiros socorros, plano de mergulho (tabelas e computadores de mergulho), ambiente aquático e seus próximos passos.


Open Water Diver - Exame teórico.


Você está de volta à escola assim que tem que enfrentar o exame e o deveres de casa.

Este é um momento para verificar os conhecimentos e deixar o instrutor confiante de que você está confortável para as sua próximas aventuras como mergulhador.


Open Water Diver - Piscina / sessões em águas confinadas.


Aqui é onde você ganhara a confiança de se tornar um mergulhador, então aproveite esse tempo para praticar antes de mergulhar no mar aberto.


Este passo pode ser feito em um ambiente natural (baía rasa, praia, lago) ou artificial (piscina). Precisa ser um ambiente controlado de 0 m até um máximo de 5 m (por regras). A maioria dos exercícios será feita a 1,5 m, portanto, qualquer pergunta que você tenha, basta levantar-se e perguntar ao seu instrutor, conversar e relaxar.


Primeiro dia de Mergulho em Koh Tao

Open Water Diver - Mergulhos.


Deve ser feito um mínimo de 4 mergulhos com um tempo total de pelo menos 80 minutos no mar. Os 2 primeiros mergulhos são em uma profundidade máxima de 12 metros (40 pés) e os 2 últimos com a profundidade máxima permitida para a certificação (18 metros/ 60 pés).


5 - Aprenda a mergulhar em Koh Tao. Curso de Mergulho Open Water com a Pura Vida.


Na Pura Vida Koh Tao o programa do curso de Open Water pode ser feito em 3 dias ou mais, aqui está o cronograma:


  • Dia 1:

8:00 - 11:00 - Intro + Aula Teórica

13:00 - 17:00 - Águas confinadas/ Mergulho 1


  • Dia 2:


9:00 - 11:00 - Aula Teórica + Exame

13:00 - 17:00 - Mergulho 2 + Mergulho 3


  • Dia 3:

6:30 - 11:00 - Mergulho 4 + Mergulho 5

17:30 - Celebração “hora da cerveja”


Atualmente toda a parte teórica pode ser feita on-line, liberando parte de seu tempo na ilha, permitindo que você desfrute plenamente do tempo em Koh Tao. Para qualquer pergunta sobre treinamento online, entre em contato comigo.


Vantagens para o Curso de Águas Abertas no Pura Vida Koh Tao.


Celebração curso finalizado - Koh Tao
  • Treinamento completo no mar: Como Koh Tao tem ótimas condições climáticas e de mar o ano todo, nós do Pura Vida Diving Koh Tao iniciamos o curso em baías / praias rasas entregando todo o aspecto de segurança de uma piscina, mas com peixes a partir do primeiro dia. Construindo-lhe uma experiência mais agradável e uma maneira de relaxar pela primeira vez.


  • Cursos de mergulho em grupos pequenos : Temos orgulho de ter uma boa equipe e a maioria de nossos cursos é feita com dois alunos e um instrutor. Se você for um grupo grande e quiser estar junto, forneceremos um par de mãos extras de outros profissionais.


  • Variedade de idiomas no treinamento: Português, espanhol, inglês, francês, catalão, italiano e a lista continua.


  • Incrível vida marinha: Koh Tao é conhecido por ser um dos points para mergulho no Sudeste Asiático, por isso você aprenderá e desfrutará de uma variedade de recifes coloridos, peixes e encontros incríveis. A ilha é o lugar na Tailândia com mais encontros de tubarões-baleia.


  • Preços acessíveis: os preços na Pura Vida Koh Tao são muito competitivos, portanto você certamente pagará um valor justo por sua licença vitalícia.


  • Camisa grátis: Uma incrível lembrança do curso, uma camisa da família Pura Vida é o prêmio para qualquer curso de mergulho conosco.


  • Ofertas especiais em nossa rede: já que você faz parte da família, você é tratado como tal. Você pode desfrutar da Filosofia Pura Vida também em Koh Phi Phi e Koh Lipe na Tailândia, em Bali - Indonésia, Lanzarote - Espanha e Playa del Carmen - México.


  • 5 mergulhos: Não sei se você se preocupa em notar, mas o requisito mínimo para o Curso de Águas Abertas é 4 mergulhos em nossa programação, você recebe um mergulho extra para desfrutar e melhorar suas habilidades.


  • Desconto para o próximo curso: Uma vez terminado o Open Water você recebe um desconto para se tornar um Advanced Adventure Diver.

Quanto custa o curso de Mergulhador em águas abertas?


Esta é uma pergunta difícil de responder já que em qualquer lugar o preço pode ser diferente, aqui em Koh tao, Tailândia, um dos destinos mais baratos para aprender a mergulhar, o curso inteiro tem o preço de 11.000 THB com 5 mergulhos + taxas + material online + certificação digital + todo o equipamento + instruções + seguro.


6 - O que vem a seguir? Continue mergulhando!


Uma vez que você já seja um mergulhador certificado, você pode desfrutar de mergulhos divertidos (mergulho guiado não em treinamento) ou você pode fazer cursos de educação contínua.


O curso Open water abre um mundo totalmente novo de possibilidades, você pode obter especialidades como fotografia submarina, nitrox, mergulho profundo, mergulho noturno/ visibilidade limitada, mergulhador de stress & rescue, e etc...


Se você não tem certeza para onde ir e que remendo seguir, como Instrutor eu recomendaria o Curso Avançado (Advanced Adventure), ou seja, um pacote de 5 mergulhos explorando diferentes aspectos do mergulho e abrindo seus limites para 30 metros/ 100 pés e mergulhando durante a noite.


Para realmente desfrutar e obter o máximo de sua certificação, a chave é continuar aprendendo, mergulhando e criando memórias inesquecíveis.


7 - Bem-vindo à sua Viagem de Mergulho!


Como 71% do planeta é água, você está pronto para explorar a próxima fronteira, fazer amigos para toda a vida, estar em contato com a natureza e viajar para destinos surpreendentes.


Para mim, como mergulhador, meus planos são 100% dirigidos ao mar e posso dizer que sou viciado, mas é um vício incrível de ter e desfrutar. Não importa se você é um junkie da adrenalina, um viajante , um amante de animais ou apenas alguém que quer tentar uma nova experiência, lembre-se que o mergulho pode proporcionar uma experiência única para todos os seus gostos e necessidades.


Se você tiver alguma dúvida sobre cursos de mergulho, destinos de viagem, equipamentos e planejamento de carreira de mergulho, não hesite em me contatar.


@diving.renatoalves

73 views

©2018 by diving.renatoalves. Proudly created with Wix.com