Search
  • Renato Alves

Batismo de mergulho, experimente o mergulho com cilindro.

É muito provável que você já tenha pensado em ir mergulhar com cilindro durante suas férias, mas por algum motivo deixou de lado. O medo do desconhecido, o quão complexa a atividade parece, a falta de tempo para um curso, o desconhecimento do mar ou mesmo não saber nadar são algumas das razões pelas quais as pessoas se agarram para nunca irem mergulhar.


Posso dizer que existe uma opção realmente simples que vai trazer a alegria e o SENTIMENTO de LIBERDADE que o mundo subaquático traz aos mergulhadores, esta experiência é o BATISMO DE MERGULHO ou TRY SCUBA DIVING em inglês.


Portanto, esqueça o mistério e os danos que filmes como TUBARÃO trazem ao mar e concentre-se em descobrir um novo mundo e talvez uma PAIXÃO futura.


Portanto, se você nunca mergulhou antes e quer descobrir o BATISMO DE MERGULHO /TRY SCUBA DIVING pode ser uma excelente opção para você, durante este post eu explicarei todo o processo para a primeira vez debaixo d'água com cilindro.


Dê uma olhada em nossos tópicos:


- O que é um BATISMO DE MERGULHO?
- Quem pode se inscrever em um BATISMO DE MERGULHO?
- Quanto custa para a EXPERIÊNCIA?
- Tipos de BATISMOS DE MERGULHO?
- BATISMO DE MERGULHO na Pura Vida Koh Tao - Tailândia.
- 8 Dicas para curtir a sua experiência de BATISMO.
- Razões para se tornar um mergulhador certificado.
- BATISMO DE MERGULHO, uma experiência que vale a pena.

Primeiros passos em Koh Tao - Batismo com Renato Alves
"EU POSSO SER SEU GUIA SUBAQUÁTICO E INSTRUTOR DE MERGULHO DURANTE SUA ESTADIA NA ILHA DE KOH TAO - TAILÂNDIA, PARA CONSULTAS, BASTA ENTRAR EM CONTATO > ENVIE UMA MENSAGEM".

O que é um BATISMO DE MERGULHO?


O batismo de mergulho ou TRY DIVE é um mergulho de introdução (não confundir com curso), totalmente supervisionado por profissionais, trazendo diversão, excitação e segurança para o iniciante.


- Não é necessária certificação e experiência prévia!

O batismo de mergulho é uma experiência que pode ser feita em um curto período, assim você pode encaixar no planejamento das férias, na maioria dos lugares com meio dia você pode desfrutar do mundo subaquático.


Para esta atividade, o profissional estará sempre em contato direto com você, e muito provavelmente em alguns momentos o seu instrutor estabelecera contato físico durante a experiência de mergulho, por razões de segurança e comodidade.


Pelos padrões da ISO e Conselho Mundial de Treinamento em Mergulho Recreativo (WRSTC), esta atividade pode ser realizada com 4 mergulhadores no máximo para instrutor, mas você encontrará que na maioria dos lugares o máximo seria de 2 mergulhadores por profissional. Aqui em Koh Tao, a proporção máxima é de 2 x 1 por regulamentação local.


Portanto, sua missão como mergulhador nesta experiência é relaxar, respirar, desfrutar e seguir as orientações do profissional.


Quem pode se inscrever para um BATISMO DE MERGULHO?


Como uma experiência de primeira viagem, o BATISMO não têm muitas exigências, mas vamos dar uma olhada em alguns aspectos:


Qual é a idade inicial para um BATISMO DE MERGULHO?


O mergulhador deve ter pelo menos 8 anos de idade, por isso é sempre uma experiência amigável para famílias, podendo proporcionar diversão desde crianças até idosos.


Se o mergulhador tiver menos de 10 anos de idade, então haverá uma profundidade limitada e os mergulhos serão todos em águas confinadas com no máximo 5 metros/ 16 pés de profundidade.


Saúde e condições para um BATISMO DE MERGULHO.


Para o mergulho em geral não é necessário estar super em forma, mas sempre há verificações médicas e declarações que devem ser levadas em consideração.


Normalmente, antes da atividade como participante, você preencherá e assinará o formulário médico. Na maioria dos operadores de mergulho, se você puder responder a todas as perguntas de forma satisfatória você pode mergulhar.


Em outras palavras, se você estiver em boa forma, deverá ser suficiente e você será bem-vindo a bordo para a aventura.


Se você tiver qualquer condição médica, a melhor opção é sempre verificar com seu médico e trazer o certificado médico: "apto para mergulhar".


É necessário ser um nadador para uma experiência de mergulho de batismo?


Diferente do curso básico - Open Water que exige algumas habilidades de nado, o batismo de mergulho tem a missão de introduzir a atividade para todos, independentemente da capacidade de natação.


Você estará sob a supervisão e responsabilidade de um profissional, que precisa se certificar de que você está bem e que está aproveitando o momento.


Quanto custa para TRY SCUBA DIVE?


O preço de um mergulho de introdução/ batismo de mergulho pode variar de local para local. Os pontos que podem afetar o preço da atividade podem variar e alguns exemplos são: distância para locais de mergulho, acesso a uma piscina, tipo de barco, ou mesmo a necessidade de um barco, tipo de equipamento necessário, número de mergulhos na experiência, etc.


Mas pela minha experiência de trabalho e mergulhar em locais diferentes pelo mundo, normalmente o preço pode variar de 60 US$ a mais ou menos US$ 200.


Tipos de BATISMOS DE MERGULHO.


Viajando e mergulhando ao redor do globo descobri que o mergulho de introdução é feito de maneiras diferentes, mas o que essencialmente separa a experiência é o objetivo final do centro de mergulho para o mergulhador.


Para explicar isto melhor, vou dividir a experiência de mergulho introdutória em 2:

TRY SCUBA DIVE (mergulho conduzido) e BASIC DIVER (batismo de mergulho).


Mergulho conduzido (TSD):


Esta é uma maneira bastante básica de fazer um mergulho intro, o objetivo final é levar todos a testemunhar o mundo submarino, esta experiência é muito popular em destinos de férias de verão, é uma opção rápida e descomplicada para o mergulhador.


Durante esta experiência você terá um breve resumo ou aula explicando as regras e procedimentos durante seu mergulho, você entrará na água com um profissional que sempre o guiará com um toque físico e ele/ela cuidará de seu equipamento trazendo-lhe segurança mas menos autonomia, é difícil sentir a verdadeira experiência de mergulho durante esta experiência. Mas o mergulho conduzido permite respirar via equipamento scuba e ver as belezas do fundo do mar sem preocupações.


Para esta atividade, a profundidade máxima é de 5 metros em águas calmas e protegidas. Segundo a regulamentação de Conselho Mundial de Treinamento em Mergulho Recreativo (WRSTC).


Muito vezes esta experiência é vendida dentro de um pacote turístico com destino a local de interesse da zona, como parque marinho, ilha, etc.


Durante o passeio você mergulha e curti o local, a duração do mergulho pode variar de 20 minutos a uma hora.


BATISMO DE MERGULHO (BASIC DIVER)


A experiência BASIC DIVER é mais completa e tem o objetivo final que o novo mergulhador experimente a verdadeira sensação de se tornar um mergulhador autônomo. Essa atividade é ótima para pessoas que querem se tornar um mergulhador certificado no futuro e tem a intenção de experimentá-lo antes de dar o passo gigante para a certificação Open Water Diver.


A grande diferença entre as duas experiências é que durante o programa basic diver os participantes têm algumas metas e obrigações para alcançar e estar preparados para desfrutar "mais" livremente da experiência e mergulhar até o máximo de 12 metros em águas abertas.


Para que o programa Basic Diver seja completo, o mergulhador precisa cumprir alguns requisitos:


  1. Completar uma revisão de conhecimentos após a classe teórica, que deveria ser mais extensa do que o resumo do TSD (entre 40 min a uma hora e meia).

  2. Completar com um certo nível algumas habilidades em águas confinadas (+ ou - 1,5m ,podendo ser em pscina, praia e baia) antes de mergulhar a mais de 5 metros de profundidade.


Estes 2 passos ajudarão seu instrutor a decidir se você pode mergulhar a mais de 5 metros de profundidade nesta experiência/ atividade. Se você não conseguir completar todos os requisitos, tudo bem, você está lá para curtir e não sofrer, o seu instrutor manterá a experiência rolando mas não mais profundo do que 5 metros em águas calmas e agradáveis.


A maior vantagem do BASIC DIVER é que ele conta com créditos para sua certificação básica de mergulho (Open Water) até 6 meses após o seu mergulho intro. Outra vantagem é que você vai experimentar a verdadeira sensação de ser um mergulhador autônomo e curtir em gravidade zero.


Se você estiver pesquisando e procurando se inscrever em um BASIC DIVER ou BATISMO DE MERGULHO, recomendo que se certifique e pergunte na recepção do centro de mergulho como a experiência será conduzida.


Muitos centros de mergulho se concentram na primeira atividade (Mergulho conduzido) como a única opção para os novos mergulhadores. É fácil e mais barato para o Centro de Mergulho operar, ou seja certifique-se de que o que você está pagando é o que você espera.


Batismo de Mergulho na Pura Vida Koh Tao

BATISMO DE MERGULHO na Pura Vida Koh Tao.


Na Pura Vida Diving Koh Tao, encaramos cada mergulho introdutório como um BASIC DIVER por padrão. Na nossa perspectiva essa forma de batismo é a melhor maneira de introduzir o mergulhador ao mergulho e traz mais diversão para o aluno que pode experimentar a sensação de gravidade zero e mergulhar como um dupla com o instrutor na distância de contato.


Encorajamos o mergulhador a completar todas as etapas que podem torná-lo capaz de explorar e desfrutar o mar durante a atividade.


Cada aula durante a atividade de mergulho introdutória no Pura Vida se concentra em um guia completo de como aproveitar o mundo subaquático pela primeira vez. A sessão acadêmica cobriria as seguintes subjetividades:


  • Mudanças subaquáticas

  • Regras de Mergulho

  • Adaptação ao novo ambiente

  • Mudanças de pressão

  • Equalização dos espaços aéreos

  • Equipamentos e funcionalidades básicas

  • Procedimentos de segurança

  • Comportamento subaquático e movimento corporal


Esta sessão é semelhante ao primeiro dia do curso básico, entregando ao mergulhador um grande panorama do que vai acontecer, quando, onde e como agir durante a experiência intro de mergulho.


BATISMO DE MERGULHO - organização e programação nA Pura Vida Koh Tao


Você pode inscrever a experiência todos os dias na Pura Vida Koh Tao, por comodidade te recomendamos o contato online prévio > ENVIE UMA MENSAGEM COM CONSULTAS.


A atividade começa às 11 da manhã com uma sessão acadêmica (portanto, certifique-se de reservá-la antes) durante esta aula demais ou menos uma hora você conhecerá o seu instrutor e terá contato direto com o equipamento de mergulho na zona seca da nossa escola.


Às 13 horas, você embarcará em nosso barco e navegará até uma baía ou praia rasa, que combina a segurança de uma área protegida e a emoção do mar, tornando possível completar a sessão de habilidade já com a vida marinha e desfrutar da beleza do oceano.


Durante a primeira sessão na água você se inscreverá na sessão de perícia (cerca de 20 min) e fará um mergulho introdutório atingindo um máximo de 5 metros durante 30 min - 40 min completando mais ou menos uma hora na água.


Não se preocupe caso uma habilidade parecer desafiadora, você esta acompanhado de um profissional e não precisa fazer nada que não queira. Você ainda pode desfrutar do segundo mergulho com profundidade limitada.


Após a primeira sessão na água movemos o barco para um novo local de mergulho e fazemos uma pausa com café, chá e frutas.


Durante o segundo mergulho a sua missão é apenas se divertir aplicando os conhecimentos da sala de aula e da sessão de habilidade em um ambiente mais realista. Podendo alcançar até 12 metros se seu instrutor estiver satisfeito com seu desempenho no primeiro mergulho e se você estiver confortável para ir mais fundo. Este mergulho é um passeio parecido aos mergulhos para credenciados, com duração de até 50 minutos entre os mais belo recifes e peixes de Koh Tao.


Por volta das 17 horas estamos de volta ao centro de mergulho para comemorar, pegar sua camisa de recompensa da Pura Vida e desfrutar de uma bebida gelada na La Latina compartilhando nossas impressões e experiências.


Se você gosta da experiência e deseja continuar e conquistar sua primeira certificação de mergulho com dois dias extras conosco, você pode fazê-lo.


Horário na Pura Vida Diving Koh Tao:

  • 11:00 - 12:00 - Aula teórica

  • 13:00 - 17:00 - Treinamento na água + mergulhos


Quanto custa experimentar o mergulho com o Pura Vida Koh Tao?


A experiência completa com uma sessão acadêmica e 2 mergulhos é de 3500 THB (mais ou menos 110 US$), se você estiver com um orçamento limitado e quiser algo mais barato você pode se inscrever e mergulhar apenas na primeira sessão por 2500 THB (mais ou menos 80 US$).


Lembre-se que o custo inclui, um dia fantástico no mar e tudo o que você precisa como: equipamento, passeio de barco, taxas de instrutor, seguro, lanches no barco e uma camiseta grátis para todos os mergulhadores.


8 Dicas para curtir o seu BATISMO DE MERGULHO.


Aproveite o seu mergulho!

A primeira vez mergulhando com cilindro pode ser uma experiência desafiadora, mas, ao mesmo tempo, pode ser uma das melhores experiências que você pode vivenciar.


Durante meus 10 anos de mergulho e 8 anos como instrutor, coleciono algumas dicas para que você possa desfrutar plenamente de sua experiência:


Seja positivo e aproveite o mergulho


É sua primeira vez e é um ambiente diferente com novo equipamento, portanto não espere ter controle total, dê tempo à atividade e adaptar-se com o equipamento, aqui uma mente aberta e uma atitude positiva pode ser a diferença para momentos e memórias inesquecíveis.


Não vá além do que o seu bem estar permite.


Você está lá debaixo d'água para desfrutar, portanto, se em qualquer caso você não estiver se sentindo bem ou até mesmo fora dos seus limites, não há problema avise o seu instrutor e cancele. Às vezes as pessoas se inscrevem na atividade para agradar um amigo, família ou um parceiro e é sempre muito claro para o instrutor. Não faz mal tentar, mas seja honesto e deixe que o profissional o ajude.


Descanse e esteja preparado.


Você entrará num mundo novo cheio de diversão mas precisa de você 100% naquele momento, então durma bem antes do mergulho e esteja hidratado para desfrutar plenamente do momento. Se você estiver resfriado no dia do seu mergulho, é melhor esperar e mergulhar em outro momento.


Ouça o seu instrutor de mergulho.


Os instrutores de mergulho são treinados profissionalmente para apresentá-lo a este novo ambiente, normalmente eles têm muita experiência em mergulhos de introdução e compartilham conhecimentos preciosos para tornar seu mergulho ainda mais agradável. Portanto, não deixe que a vibe de férias o engane, siga as regras e instruções, e divirta-se.


Procure um Centro de Mergulho responsável e conecte-se com seu instrutor de mergulho.


Há muitas opções e alguns locais têm inúmeros centros de mergulho, então procure recomendações de amigos e familiares ou em sites de fóruns de opiniões de clientes, eu normalmente uso o Tripadvisor para escolher meu operador.


Seu instrutor é o principal componente para fazer com que a experiência valha a pena e seja segura, portanto crie um vínculo com o profissional, confie e conecte-se. Não vá para a água com alguém com quem você não se sinta confortável.


Respeite o ambiente subaquático.


Você é um visitante de um novo mundo, portanto, comporte-se como tal. Evite tocar a vida marinha, há animais marinhos que podem ser venenosos e alguns corais são afiados ou podem irritar a pele. Há um lema que os mergulhadores usam: "Tirar apenas fotos, matar apenas o tempo e deixar apenas bolhas".


Tartaruga marinha em Koh Tao

Esteja ciente de que talvez isso envolva um passeio de barco.


Se você não for uma pessoa de mar e ficar enjoado. Tome um comprimido de enjôo 30 minutos antes e não deixe que o pequeno problema incomode seu dia.


Esteja presente e aproveite-o.


É sua primeira vez, você deve estar lá 100%, portanto, em muitos lugares, as câmeras subaquáticas não são permitidas. Eu, como instrutor, recomendo que você esteja livre de distrações e se concentre em seu mergulho.


A política de não utilização de câmeras tornará seu mergulho ainda melhor. Se você quiser registrar algumas memórias, a maior parte do centro de mergulho oferece fotos profissionais subaquáticas com um fotógrafo designado para capturar os momentos para você. Assim você está livre para respirar, relaxar, desfrutar e posar.


Razões para se tornar um mergulhador certificado.


Durante minha trajetória como instrutor, vi muitos mergulhadores que são quase profissionais de batismo, às vezes as pessoas se mantêm no ciclo de fazer 3, 4 ou até mesmo 7 mergulhos de batismo em locais diferentes só pelo fato de falta de tempo para o Curso Basico - Open Water Diver.


Aqui vou listar algumas razões para seguir adiante para o curso:


Desbloqueie novos limites para sua experiência de mergulho


Como mergulhador de batismo, você está limitado a 12 metros de profundidade e certos locais de mergulho adequados para iniciantes, uma vez que você seja certificado você poderá desbloquear um novo mundo de locais de mergulho e profundidade, o limite de profundidade de mergulho recreativo é de 40 metros (especialista em profunda), portanto, há muitas aventuras esperando por você.


Comprovação da experiência de mergulho.


O batismo de mergulho em si não é uma prova de experiência, o que significa que toda vez que você for mergulhar será tratado como um novato, você precisará ouvir a aula, fazer a revisão de conhecimento, ir para a sessão de habilidades e ser limitado durante seu mergulho. No final das contas, muitos batismos acabam por tomar mais tempo que o curso.


No final das contas, é mais barato se tornar um mergulhador.


É compreensível provar e vivenciar o mergulho em vários locais, mas no final, é uma maneira mais cara de aproveitar suas férias e mergulhos.


Como eu disse antes, toda vez que você tentar mergulhar, pagará de US$ 60 a quase US$ 200 por mergulho. Como mergulhador certificado, o preço do mergulho guiado pode ser reduzido por menos de US$ 30, dependendo do local.


Portanto, se você vê o mergulho autônomo como uma atividade para você, vale a pena dar o passo e ser certificado.



BATISMO DE MERGULHO: uma experiência que vale a pena.


Não importa que tipo de intro ao mergulho você vai se inscrever e onde, mas como mergulhador apaixonado só posso dizer agarre todas as oportunidades para mergulhar.


Há inúmeras razões para estar no mar fazendo bolhas, pode ser o contato com a natureza, a diminuição do estresse e da pressão arterial, explorar novos sentimentos, enfrentar medos, tirar boas fotos e bombar nas redes sociais =), etc...


Então, mergulhe de cabeça e explore o mar.


Qualquer dúvida sobre batuismo de mergulho ou aprender a mergulhar, basta entrar em contato comigo. Fico sempre feliz em ajudar novos mergulhadores.


Para perguntas e reservas de mergulho em Koh Tao - Tailândia, basta clicar na imagem abaixo.




16 views

©2018 by diving.renatoalves. Proudly created with Wix.com